Nosso professor Luiz Fernando falou um pouco de alguns assuntos do iluminismo. O liberalismo econômico foi um deles, ou seja:
O mercantilismo era uma intervenção do Estado (rei) na economia (comércio). Com o mercantilismo o rei poderia evitar a concorrência, mas os filósofos achavam que a população deveria ter liberdade para escolher o que quisesse vender. Assim, surgiu a expressão laissez-faire (liberdade em francês). Então o que foi o liberalismo econômico? Foi o movimento que conseguiu a liberdade econômica, tirando o poder comercial das mãos do Estado.
Também falamos sobre Adam Smith, ele foi um filósofo que concordava com o liberalismo econômico, desde que ele fosse supervisionado. Ele fez a teoria da especialização do trabalho, por exemplo:
Em uma fábrica, se todos fossem fazer tudo, iria criar um caos, mas se cada um fisse destinado à tais tarefas, o trabalho seria dividido igualmente. Isso é a especialização do trabalho. Adam dizia que a divisão do trabalho criaria, então, a solidariedade entre os homens e as nações.
Bem, isso foi uma ajuda para estudar o capítulo de Iluminismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário