Vocês sabem que ano passado, demos o assunto da Idade Média, nesse período da história surge a Teoria do Direito Divino dos Reis, ou seja, os reis acreditavam que Deus, tinham colocado eles para governar, porque eram os escolhidos de Deus, os governantes que falavam por Deus. Por acreditarem que esse poder vinha de Deus, eles teriam o poder absoluto. Por causa dessa teoria, surgiu o absolutismo que é um estilo de governo, onde um monarca ou rei governa sozinho, sem ouvir a voz do povo, o Parlamento. Ambos dão ao rei o poder absoluto, mas cuidado as definições são diferentes, mesmo estando interligados.
No século XVI, a Inglaterra era governada por uma monarquia absolutista. Um rei absolutista foi Jaime I, este provocou grande insatisfação na burguesia, porque ele estabeleceu o monopólio real sobre as indústrias e o rei tentou aumentar os impostos e criar novos, sem a aprovação do Parlamento. Jaime também proibiu a criação de novos grupos religiosos e passou a perseguir os puritanos. Um absurdo não é?
Pior foi quando o filho dele assumiu o trono, Carlos I. Ele tinha um tipo de governo parecido com o do pai. Carlos ressuscitou um imposto da Inglaterra chamado Ship Money, este servia para combater a pirataria. Ele colocou de volta esse imposto e aumento os impostos. Suas atitudes fizeram com que o povo se rebelasse. Para combater os rebeldes, o rei convocou o Parlamento. Mas o Parlamento exigiu que o rei fizesse reformas. Depois dessa atitude do Parlamento, o rei fez uma ato gravíssimo, ele ordenou a invasão do Parlamento e prendeu os líderes que lhes faziam oposição.
Por causa dessa atitude, ele iniciou a Revolução Puritana, uma guerra civil que durou 7 anos. No final, quem venceu foi o povo! O rei foi derrotado, preso, julgado e decaptado. Na minha opinião: Bem feito! Ele fez muito mal a Inglaterra, colocou inglês contra inglês. Depois, quem assumiu o trono foi o general Oliver Cromwell, ele fez coisas importantíssimas para a nação, por exemplo:
- Iniciou o Ato de Navegação em que se determinava que todo mercadoria estrangeira que chegasse na Inglaterra deveria ser transportado em navios ingleses ou em navios do país produtor daquela mercadoria.
(foto da Revolução Gloriosa)
Hahaa...
ResponderExcluirO prof Luiz Fernando éh o meu fofuxoo!!
o/ hehe
Excluir