O primeiro lugar que visitamos na excursão pedagógica foi a Barreira do Inferno.
- Sobre a Barreira do Inferno:
Ela foi criada em 1965 e, escolheram a região para implantá-la porque tinha pouca chuva, porque é uma região de fácil acesso e é um terreno com uma topografia de baixa ocupação.
Usa-se o nome Barreira do Inferno porque, os índios potiguares navegavam no mar e, ao ver a coloração avermelhada (pois o sol estava batendo na barreira), eles diziam que parecia o inferno.
Alguns lançamentos: Foguete Sonda I, foguete Sonda II, foguete Sonda III, foguete Sonda IV, foguete VS 30, foguete skua.
Depois visitamos a Fortaleza Três Reis Magos.
- Sobre a Fortaleza:
Ela tem esse nome porque, foi construída no dia dos Reis Magos. A arquitetura dela é apropriada para a proteção, pois há paredes grossas, uma boa localização e várias guaritas, tornando-se importante para a defesa do litoral. Partes da Fortaleza:
- Capela - A construção da capela durou 30 anos. A argamassa para construí-la era óleo de baleia.
- Calabouço - Eram três salas de tortura. Na primeira sala, os prisioneiros eram chicoteados. Quem sobrevivesse, ia para a segunda sala, em que eles ficavam na escuridão e enfrentando a fome, depois eles eram expostos ao sol, ficando cegos. Quem ainda sobrevivesse, ia para a terceira sala. Lá eles eram obrigados a se jogar em arrecifes e, todo cortados, morriam afogados, com a água do mar. Nessa última sala, haviam aberturas para não ficar com cheiro de cadáver, pois os corpos não eram retirados.
- Praça de Artilharia Maior - É onde situam-se os canhões e, lá existem aberturas para facilitar a chegada de barcos, com alimentos e suprimentos.
Depois viajamos para Mossoró. Algumas informações dessa cidade:
Ela está localizada no oeste do Rio Grande do Norte e tem a média de temperatura de 37°C. O tipo de vegetação principal dessa cidade é a caatinga e as folhas das árvores são latifoliadas (grandes).
Já em Mossoró, fomos para Salinas.
- Tanques do sal:
- Tanque de captação
- Tanque de evaporação
- Tanque de cristalização
Depois, visitamos um Cavalo de Petróleo.
- Curiosidades sobre o petróleo:
O Rio Grande do Norte é o segundo maior produtor geral de petróleo e, o maior produtor de petróleo em terra.
No estado, toda a área era mar raso e, com o sol, tinha mais vida, com isso mais animais, com isso mais fósseis, com isso mais petróleo.
O petróleo se formou na era Mesozoica, no período Cretáceo.
O último lugar que visitamos foi o Lajedo da Soledade.
- Sobre o Lajedo:
Na área do Lajedo da Soledade chovia, fazendo com que ocorresse um processo químico, criando caminhos, que são chamados de ravinas.
Esse Sítio Arqueológico nos ajuda a contar a história do povo, das civilizações antigas e é um patrimônio histórico. Ele foi descoberto por pessoas que extraiam pedras, por isso muitas parte foram perdidas (também por causa do intenso contato de pessoas com o lajedo).
Nesse local existem muitas pinturas rupestres, que são inscrições do povo em cavernas,grutas, pedras, relatando fatos vivenciados no dia-a-dia. "Os artistas" que faziam essas marcas, utilizavam como "lápis" matérias orgânicas, como folhas ou iam esculpindo pedras com outras pedras.
Nosso projeto deste ano se resumiu a isso, lembrando que os assuntos da excursão irão estar nos exercícios síntese de algumas matérias.









Nenhum comentário:
Postar um comentário