Hoje vou falar sobre uma das apresentações dos trabalhos de química, a da Alquimia. Eu tirei a foto de alguns slides, mas como eles não ficaram muito nítidos, vou digitar o que neles estava escrito:
A alquimia é a mãe da química moderna.
Ela envolvia aplicação de métodos de produção e transformação de elementos, porém sem as técnicas científicas de comprovação. Foi muito utilizada na Antigudade e na Idade Média. Os árabes foram grandes pesquisadores da alquimia, introduzindo-a no continente europeu.
A palavra alquimia vem do árabe AL-KHIMIA e quer dizer "a química deDeus". Esta ciência começou a se desenvolver em Alexandria, por volta do século III a.C.
A alquimia é uma recriação das tradições gregas, pitagóricas, platônicas, estóicas egípcias e orientais. A alquima deve sua existência a mistura de fatos: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia.
O grande objetivo da alquimia era a descobera da Pedra Filosofal capaz de transformar os metais inferiores em ouro e prata, metais chamados e aceitos como superiores. Os alquimistas procuravam a fórmula do Elixir da Longa Vida, remédio capaz de curar todas as doenças e defeitos humanos, garantir a saúde, devolver a juventudee garantir a imortalidade. Eles buscavam ainda a própria transformação espiritual, de homem caído em criatura perfeita.
A alquimia obteve êxito na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas não conesguiu alcançar o seu principal objetivo: a criação da Pedra Filosofal. Embora envolvida com mitos, a alquimia foi muito importante para o desenvolvimento da ciência, principalmente da química, pois favoreceu a descoberta de várias substâncias.
Se quiserem ver mais, clique aqui e assista ao vídeo sobre o tema, eu vi e é muito bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário