terça-feira, 27 de março de 2012

Ciências: Sistema Digestório, parte 2

Hoje continuamos o assunto de sistema digestório. E desta vez, já começamos o processo.
Antes de começar, eu quero explicar o que são enzimas. Enzimas são proteínas que tem a função de acelerar as reações químicos, neste caso de acelerar alguns processos digestivos para a quebra dos nutrientes para sua menos partícula.

Agora, vamos começar o processo:

  • Boca

A primeira digestão, ocorre na boca. Nela, o nutriente que vai ser digerido vai ser o amido (lembrando que amido é um polissacarídeo, um carboidrato). O amido vai ser quebrado por uma enzima chamanda Pitialina.

  • Pitialina é uma enzima produzida nas glândulas salivares (órgão anexo) e tem função de quebrar o amido, acelerando as reações químicas.
O amido é formado de glicose (a glicose é um monossacarídeo que é diretamente aproveitado pelas células), então a função da enzima vai ser transformar o amido em glicose. Mas, nós digerimos o alimento muito rápido, nem sempre dando muito tempo para a enzima fazer seu efeito.

Quando ela consegue, nessas situações, o amido é dividido só que fica em forma de dissacarídeo, este só é formado por glicose, este dissacarídeo só formado por glicose que surge na digestão é chamado de Maltose.

  • Faringe
Na faringe, não ocorre digestão, porque não tem enzimas. Este órgão é utilizado em dois sistemas: respiratório e digestório.


Ou seja, tanto pela faringe, passa-se o ar como o alimento, como vocês podem percerber, na figura, a faringe leva a dois órgãos a laringe (órgão do sistema respiratório) e o esôfago (órgão do sistema digestório). O que vai garantir que o alimento não caia no lugar errado é um orgão chamado epiglote, que serve como uma tampa, quando o alimento está na faringe, essa epiglote fecha, fazendo com que o alimento vá para o esôfago.
Esôfago

No esôfago, não ocorre digestão, porque não tem enzimas, só neste órgão o alimento não passa facilmente, porque o esôfago é estreito, fazendo o alimento ficar preso nele. Mas este órgão, é formado de tecido muscular que tem função de movimento, se lembram?
Então, o que acontece é que este órgão realiza os movimentos peristálticos, ou seja, usando a contrabilidade e a elasticidade, o esôfago empurra o alimento as poucos, até ele passar por ele e ir para o estômago.


Estômago

Nele ocorre a segunda digestão, porque ele contém enzimas.


O alimento passa pelo final do esôfago, e uma válvula se abre que é a cárdia, que está na figura, perto do nome FUNDO. Quando essa válvula se abre o alimento cai dentro do estômago, e fica de um lado para o outro, e lá ele fica por 4 horas. Quando o alimento entra no estômago a Cárdia se fecha.
Nessas 4 horas, o que acontece. O estômago é formado de tecido epitelial, este tem função de secreção, no caso ele vai secretar uma enzima para quebrar as proteínas para virarem sua menor partícula os aminoácidos. O nome dessa enzima é chamada de Pepsina.

Mas as proteínas são muito resistentes e a pepsina vai precisar de ajuda para quebra-las, sendo assim, utiliza-se o ácido clorídrico, que é fundamental para a esse quebramento. A pepsina e o ácido clorídrico formam suco gástrico, quando este é formado, depois de 4 horas, o piloro que é outra válvula se abre e o alimento vai para o intestino delgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário