terça-feira, 10 de abril de 2012

Ciências: Sistema Respiratório, parte 1

Esta postagem é importante para quem perdeu a aula por causa do ensaio, na aula começamos a falar sobre o sistema respiratório.

O objetivo desse sistema é produzir energia e realizar a respiração celular. Quando inspiramos, vários gases entram no nosso corpo. Mas, a membrana da célula (que tem função de selecionar a entrada de substâncias) só aceita um único gás, o oxigênio. Abaixo, uma imagem da mitocôndria (órgão que vai utilizar o gás oxigênio).


Por meio do processo da digestão, a glicose produzida vai para as células e assim, chega à mitocôndria. O encontro da glicose e do oxigênio nela, vai fazer ocorrer a respiração celular. Acontecimento no qual, glicose e oxigênio são transformados em energia (ATP), água e gás carbônico.

Na nossa expiração, os gases que não foram selecionados pela membrana saem e levam para fora do corpo, o gás carbônico produzido pela respiração celular. Mas, o que nos interessa é o caminho que esse ar faz até chegar ao sangue.

Caminho do ar até o sangue.


Tudo começa na cavidade nasal, a que está acima da cavidade oral (na figura, a primeira cavidade), onde o ar entra. No nosso nariz, existem vários pelos, estes vão filtrar as sujeiras e poeiras que estão no ar, e para isso os pelos vão receber ajuda do muco, fazendo a primeira filtração. Nós, no nosso dia a dia, não notamos o muco, somente quando estamos gripados que o vírus se instala na região do nariz, causando a produção de muito muco e a acumulação de poeiras, causando a meleca (Eca!). Na faringe, o ar vai para a laringe normalmente.


A partir do final da laringe, o ar vai para as traqueias, que possui pequenos cílios que vão filtrar a poeira e a sujeira que não foi filtrada na cavidade nasal, ou seja, ocorre a segunda filtração. A traqueia tem uma série de ramificações que são os brônquios (Veja a figura). O brônquio apresenta, uma divisão para o ar circular nos dois pulmões.

Os brônquios ainda apresentam mais ramificações, os bronquíolos, estes estão penetrados nos alvéolos (observe a figura), que por sua vez realizam as trocas gasosas, mas este é um processo que a professora deixou para a próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário