Os reis espanhóis dividam a América Hispânica em quatro vice-reinos:
- Nova Espanha
- Nova Granada
- Peru
- Rio da Prata
A Espanha adotou um sistema administrativo descentralizado, isso e a formação de elites diferentes explica a fragmentação do império espanho na América. E depois da independência, a América se dividiu em vários países.
A divisão social na América hispânica
Essa divisão era feita quanto ao grau de "pureza de sangue", ou seja, quanto mais descendente de espanhol fosse, a classe seria a mais privilegiada que seriam:
- Criollos: descendentes de espanhóis nascidos na América, que formavam a elite colonial.
- Castizos: descendentes de criollos com mestizos, que compunham a camada inferior da elite colonial.
- Mestizos: descendentes de criollos com ameríndios, que compunham uma numerosa população discriminada.
- Cholos: descendentes de mestizos com ameríndios, que na escala social só ficavam acima dos ameríndios.
- Ameríndios: a base da pirâmide social colonial; obrigados a trabalhar nas minas espanholas.
Os libertadores da América hispânica
- Simon Bolívar
- Bernado O'higuens
- General San Martimn
Vamos falar sobre Bolívar. Seu movimento foi influenciado pela Revolução Francesa e a Independência dos EUA. E seu sonho, era fazer a "Pátria Grande" que seria um país que inclueria toda a América, menos o Brasil e os EUA que eram na época países escravistas.
Ele fez um encontro com representantes de vários países que surgiram com a independência da América Hispânica (como Chile, Argentina, Colômbia, Venesuela, etc) para assinar um acordo para criar a pátria grande. Na prática, deu errado, porque as oligarquias (os grupos da sociedade que defendem seus interesses) não deixaram seu maior sonho acontecer.
Agora, vamos pular mais o tempo e vamos para 1945, no fim da segunda guerra mundial. Nessa época, houve o início na "Guerra Fria" que durou de 1945 até 1991. Nesta guerra havia dois grupos em geral:
- 1º MUNDO (EUA): Que eram capitalistas desenvolvidos.
- 2º MUNDO (URSS): que era socialista, ou seja, que queria apenas uma classe social, que todos fossem iguais.
Só que havia um grupo que não se encaixava em nenhum deles que era a América Latina, o terceiro mundo que era capitalista e subdesenvolvido.
Assim, Raul Prebisch criou a CEPAL ( Comissão Econômica para a América Latina) que tinha o objetivo de desenvolver economicamente a América Latina, através da industrialização. Os únicos países que conseguiram foram:
- Brasil (é nóis na fita!)
- México
- Argentina
A CEPAL percebeu que o desenvolvimento da América Latina era bloqueado pelo tipo de relações comerciais que estabeleciam. Os países da região exportavam seus bens agrícolas e minerais para os EUA e a Europa, que lhes forneciam bens industriais. Assim, para solução do problema houve a integração econômica da região, criando por exemplo o Mercosul.
O mercosul ou mercado comum centro-americano, é a região onde ocorre a livre circulação de pessoas e mercadorias. Os países que participam são Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, que assinaram o acordo chamado Tratado de Assunção.
O Chile e a Bolívia são membros associados, eles participam do Mercosul, mas nem todas as etapas. Como por exemplo: eles não participam da TEC (Tarifa Externa Comum) mas participam da área de livre comércio.
(Foto do professor André)
kkkkkkkkkkkkkkk Indiana Jones kkkkkkk lol
ResponderExcluir