terça-feira, 10 de abril de 2012

Geografia: América do Sul ou América Latina

Oi gente, vamos falar de geografia. Vocês se lembram que os espanhóis dominaram uma parte da América? Aqui, eles encontraram bastante ouro! Coisa que para eles era muito importante, que foi conseguido pelo trabalho forçado dos ameríndios, provocando uma grande inflação na Europa.

Os reis espanhóis dividam a América Hispânica em quatro vice-reinos:
  1. Nova Espanha
  2. Nova Granada
  3. Peru
  4. Rio da Prata

A Espanha adotou um sistema administrativo descentralizado, isso e a formação de elites diferentes explica a fragmentação do império espanho na América. E depois da independência, a América se dividiu em vários países.

A divisão social na América hispânica

Essa divisão era feita quanto ao grau de "pureza de sangue", ou seja, quanto mais descendente de espanhol fosse, a classe seria a mais privilegiada que seriam:

  1. Criollos: descendentes de espanhóis nascidos na América, que formavam a elite colonial.
  2. Castizos: descendentes de criollos com mestizos, que compunham a camada inferior da elite colonial.
  3. Mestizos: descendentes de criollos com ameríndios, que compunham uma numerosa população discriminada.
  4. Cholos: descendentes de mestizos com ameríndios, que na escala social só ficavam acima dos ameríndios.
  5. Ameríndios: a base da pirâmide social colonial; obrigados a trabalhar nas minas espanholas.

Os libertadores da América hispânica


  • Simon Bolívar
  • Bernado O'higuens
  • General San Martimn

Vamos falar sobre Bolívar. Seu movimento foi influenciado pela Revolução Francesa e a Independência dos EUA. E seu sonho, era fazer a "Pátria Grande" que seria um país que inclueria toda a América, menos o Brasil e os EUA que eram na época países escravistas.

Ele fez um encontro com representantes de vários países que surgiram com a independência da América Hispânica (como Chile, Argentina, Colômbia, Venesuela, etc) para assinar um acordo para criar a pátria grande. Na prática, deu errado, porque as oligarquias (os grupos da sociedade que defendem seus interesses) não deixaram seu maior sonho acontecer.


Agora, vamos pular mais o tempo e vamos para 1945, no fim da segunda guerra mundial. Nessa época, houve o início na "Guerra Fria" que durou de 1945 até 1991. Nesta guerra havia dois grupos em geral:

  1. 1º MUNDO (EUA): Que eram capitalistas desenvolvidos.
  2. 2º MUNDO (URSS): que era socialista, ou seja, que queria apenas uma classe social, que todos fossem iguais.
Só que havia um grupo que não se encaixava em nenhum deles que era a América Latina, o terceiro mundo que era capitalista e subdesenvolvido.

Assim, Raul Prebisch criou a CEPAL ( Comissão Econômica para a América Latina) que tinha o objetivo de desenvolver economicamente a América Latina, através da industrialização. Os únicos países que conseguiram foram:

  1. Brasil (é nóis na fita!)
  2. México
  3. Argentina
A CEPAL percebeu que o desenvolvimento da América Latina era bloqueado pelo tipo de relações comerciais que estabeleciam. Os países da região exportavam seus bens agrícolas e minerais para os EUA e a Europa, que lhes forneciam bens industriais. Assim, para solução do problema houve a integração econômica da região, criando por exemplo o Mercosul.

O mercosul ou mercado comum centro-americano, é a região onde ocorre a livre circulação de pessoas e mercadorias. Os países que participam são Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, que assinaram o acordo chamado Tratado de Assunção.

O Chile e a Bolívia são membros associados, eles participam do Mercosul, mas nem todas as etapas. Como por exemplo: eles não participam da TEC (Tarifa Externa Comum) mas participam da área de livre comércio.

(Foto do professor André)

Um comentário: