Bem, para por em prática a Doutrina Monroe, surge o Big Stick (política de expansão norte-americana que objetivava dominar o Caribe e o Pacífico, através de governos aliados e de ditaduras à serviço dos EUA).
Os EUA precisavam ter uma marinha, só que havia um problema: eles têm dois oceanos para dominar, o Pacífico e o Atlântico. A solução seria construir o Canal do Panamá, só que este território pertencia à Colômbia.
Crise no Pós-Guerra
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras, os EUA e a URSS. O desnível entre o poder destas duas superpotências e o restante dos países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos.
Os EUA defendiam a economia capitalista, argumentando ser ela a representação da democracia e da liberdade. Em contrapartida a URSS enfatizava o socialismo, argumentando defesa ao domínio burguês e solução dos problemas sociais.
Sob a influência das duas doutrinas, o mundo foi dividido em dois blocos liderados cada um por uma das superpotências: a Europa Ocidental e a América Central e do Sul sob influência cultural, ideológica e econômica estado-unidense, e a maior parte do Leste Asiático, Ásia central e Leste europeu, sob influência soviético. Assim, o mundo dividido sob a influência das duas maiores potências econômicas e militares da época, estava também polarizado em duas ideologias opostas: o Capitalismo e o Socialismo. Quando Cuba passou a ser um país socialistam os EUA convocaram suas ditaduras: Brasil, Argentina e Chile por exemplo.
| Capitalismo x Socialismo |
- Brasil (1964 - 1985)
- Argentina ( 1976 - 1983)
- Chile (1973 - 1989)


Nenhum comentário:
Postar um comentário