quarta-feira, 30 de maio de 2012

Geografia: capítulo 4 - Alca

A Alca seria um projeto que uniria 34 países da América, exceto Cuba, a intenção da Alca era faclitar o fluxo de mercadorias em todo o continente com tarifas reduzidas ou zeradas.

Desde o início, a Alca era interessada pela maior parte dos países latino-americanos, mas sofria a resistência do Brasil e da Argentina, as grandes nações industrializadas do Mercosul.

O Brasil e a Argentina não queriam participar da Alca, porque os países temiam que a redução das tarifas de importação resultassem numa "invasão" de produtos norte-americanos, poderia levar à falência várias indústrias destes países.

A Alca não deu certo, mas os EUA firmaram  um acordo de comércio com os países latino-americanos, para todos estes países, um acesso mais desimpedido de seus minérios ou produtos tropicais  ao mercado norte-americano tem valor econômico muito significativo.

"A América para os americanos". A antiga bandeira erguida pela Doutrina Monroe jamais deixou de orientar as políticas norte-americnas para o continente. A noção que o "hemisfério americano" deve constituir uma esfera de influência dos Estados Unidos está na base do projeto Alca.

Acabamos o capítulo 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário